As Técnicas de Adestramento na Atualidade




Atualmente as técnicas para um condicionamento é baseado em quase sua totalidade numa mescla de aproximação do prazer e afastamento da dor. É praticamente possível condicionar um cão sem que a dor esteja presente, o único problema é que leva tempo e custa muito, e neste mundo de consumo imediato, queremos a mudança para ontem. O ideal seria se o proprietário ou o adestrador iniciasse as experiências que levarão a formação de referências enquanto ainda o cão é filhote. Esperar ele aprender uma porção de comportamentos inadequados para depois ter de corrigir, pode ser fatal. Alguns comportamentos talvez nunca consigam ser extintos definitivamente. É muito mais fácil construir bons comportamentos do que eliminar os problemas que já existem.



A preocupação do proprietário com relação a melhor idade em que se deve iniciar o adestramento, faz com que protele algo de importância suprema e fatalmente quando no futuro ele apresentar comportamentos que o dono não quer terá que buscar um adestrador, ou aprender como corrigir os maus hábitos de seu cão. Com isto não quero afirmar que será necessário uma curta passagem pela dor, a fim de ter tranquilidade em longo prazo. Mas se começar com a pata direita, o cãozinho terá uma vida mais tranquila e intensa, desfrutando a presença agradável de pessoas ao seu redor. Por enquanto, assuma a responsabilidade sobre o seu cão, ele não precisa sofrer para aprender, muito pelo contrário, seu cão deve ficar orgulhoso em aprender algo novo. E isto só conseguirá se formos tolerantes com nossos cães, se proporcionarmos experiências prazerosas e edificantes para nosso cão. Lembre-se que a violência não é a resposta.



Não temos como antecipar tudo que nosso cão aprenderá em sua vida, mas podemos criar as condições para que problemas não apareçam. Se tiver alguma duvida quanto ao que fazer com seu cão limite-se a ensinar exercícios básicos e eliminará uma porção de problemas futuros. Temos uma seção que permitirá você a aprender como o cão aprende e também como lidar com comportamentos difíceis. Nos cursos que ministro, a maioria das pessoas querem saber como eu consigo evitar ou controlar a agressividade nos cães, utilizando apenas experiências prazerosas. No sistema de adestramento que utilizo, a comunicação clara, a tolerância e o respeito pelo animal, formam a base fundamental do meu trabalho.

Aguinaldo Diniz
Adestrador Profissional

Protegido Por Direitos Autorais. É Proibida Sua Reprodução Em Parte Ou Integralmente Por Qualquer Forma Ou Meio Eletrônico,

Mecânico, Inclusive Por Meios Xerográficos, Incluindo Ainda O Uso Da Internet, Sem A Permissão Expressa Do Autor.

Aguinaldo Diniz - Adestrador Profissional (Lei n° 9.610, de 19.02.98)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Leandro Salles